Internet e as criancas_Blog Amic

9 EM 10 CRIANÇAS TEM INTERNET

Se há algo que sabe-se a muito tempo é que novidades dentro de tecnologia de entretenimento sempre brilhou muito aos olhos dos mais novos. Soma-se isso a questão geracional que já nasceu com a Internet estabelecida e não viu muitos dos veículos de comunicação minguarem como boa parte da geração Y (pessoas de 35 à 45 anos).

Pois é, neste último dia 16/08 (terça), o mais recente estudo realizado pela TIC Kids Online Brasil, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apontou a consolidação de toda a tendência acima citada. Em 2021 o número de acesso a internet dos chamados “17-“ no brasil tem a totalidade de 93% de contato direto com a Internet, o que corresponde aproximamente  22,3 milhões da população entre 9 a 17 anos.

A expansão

Podemos dizer que houve um “boom” entre 2019 e 2022 por conta da pandemia. O Número no primeiro ano citado, apontava aproximadamente 89% desta população, porém, com a chegada da pandemia e necessidade de ter dispositivos conectados e a melhora da distribuição de banda doméstica, justamente investida pelos adultos, ajudou a catapultar os números entre os jovens.

Regiões como o Nordeste do país tiveram ascensão de uso, que passaram de 89% para 92%. Não a toa os números de comércio eletrônico na região cresceram exponencialmente.

Dispositivos

O Celular claramente é o aparelho mais usado entre os jovens. Mas outro comportamento de consumo se consolidou, a Televisão.

Não a toa a expansão das Smart Tvs aliados ao avanço dos serviços de streamings, fizeram o dispositivo se o novo queridinho para uso da Web. Ainda mais com a expansão do Home Office dos adultos, precisando utilizar o recurso antigo do que conhecemos como “Babás Eletrônicas”, ao qual, não serviram apenas para as crianças, mas muito para os adultos durante a pandemia.   Hoje o dispositivo representa em torno de 58% dos dispositivos conectados na rede.

Falando em Home Office, os computadores seguem fortes, justamente pelas novas modalidades de emprego, tendo uma fatia de 44%, e sendo o único dispositivo que não está 100% voltado a entretenimento (embora muitos “heavy users”os utilizem para tal), mas a real é que com a inserção de games nestes dispositivos e a troca cultural das bibliotecas para os buscadores, as crianças se utilizam mais das máquinas para jogar ou pesquisar sobre estudos na Internet.

Ainda sobre jogos, a era dos consoles onde você precisava visitar ou ser visitado por alguém para jogar interagindo acabou a décadas, os vídeo games hoje possuem acesso a internet para jogar em rede com outros jogadores em várias partes do planeta e este conceito não fica apenas restrito aos lap tops, também chegando aos aparelhos que hoje correspondem a 19% de acesso a internet pelos jovens.

A pesquisa realizada 2.651 crianças e adolescentes brasileiros  entre 9 e 17 anos foi feita entre outubro de 2021 e março deste ano pela equipe da TIC Kids Online Brasil. Vale ressaltar que mesmo tendo seus estudos realizados desde 2012 anualmente, o único ano não executado foi 2020 por conta da Covid-19.

Saiba mais, acesse a matéria completa pela Gazeta Regional através do link abaixo:
https://www.jgazetaregional.com.br/noticia/nove-em-cada-dez-criancas-e-adolescentes-sao-usuarias-de-internet

Comments are closed.