VOCÊ TEM DESATENÇÃO OU TDHA?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta tanto crianças quanto adultos. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade que são inconsistentes com o nível de desenvolvimento do indivíduo. Mas, afinal, o que diferencia a desatenção comum do TDAH?

A principal diferença está na frequência e intensidade com que os sintomas ocorrem. Todos podem ter momentos de desatenção, mas no TDAH, esses comportamentos são mais acentuados e frequentes, impactando significativamente a vida diária, acadêmica, profissional e social da pessoa.

O diagnóstico do TDAH é clínico, feito por profissionais de saúde especializados que utilizam critérios diagnósticos específicos. Não existe um “teste” único para o TDAH, mas avaliações psicológicas e questionários comportamentais são ferramentas importantes para identificar o transtorno.

O abuso de medicamentos é uma preocupação, principalmente em indivíduos que não possuem o diagnóstico de TDAH. Medicamentos estimulantes, comumente usados no tratamento, podem melhorar a concentração temporariamente, mas seu uso indevido pode levar a efeitos colaterais graves e dependência.

O tratamento do TDAH é multifacetado, incluindo medicamentos, terapia comportamental, coaching de habilidades organizacionais e estratégias de apoio. A psicoterapia ajuda no manejo dos sintomas e na melhoria da autoestima e das relações interpessoais. É vital uma abordagem personalizada, considerando as necessidades únicas de cada pessoa.

Em resumo, enquanto a desatenção pode ser uma experiência universal, o TDAH é um transtorno complexo que requer uma compreensão cuidadosa, diagnóstico preciso e tratamento especializado. Reconhecer a diferença é o primeiro passo para buscar ajuda adequada e melhorar a qualidade de vida de quem vive com o TDAH.

Tags: No tags

Comments are closed.